Teorias de Albert Einstein
Teorias
Einstein estudou na Suíça, ingressando em 1896, na Escola Politécnica Federal. Lá estudou Física e Matemática, se formando em 1901. No ano de 1905 recebeu seu Ph.D pela Universidade de Zurique.
No mesmo ano, publicou artigos de grande importância para o desenvolvimento da Física. Um deles foi sobre o EFEITO FOTOELÉTRICO.
O Efeito Fotoelétrico ocorre quando luz de determinada frequência incide numa superfície de metal e faz com que elétrons sejam ejetados da superfície. Outra placa com maior energia potencial elétrica pode ser colocada na frente da primeira placa sem que seja iluminada para absorver os elétrons da primeira placa e para que se possa medir a corrente fotoelétrica.
Essa teoria lhe valeu o prêmio Nobel de Física em 1921e a constatação de que a luz podia se comportar também como partícula.
A teoria da Relatividade foi outra que Einstein apresentou;
A famosa equação E = mc2. Esta equação afirma que a massa de qualquer objeto é diretamente proporcional à sua energia (E = energia, m = massa do objeto, c = velocidade da luz). Existem duas Teoria de relatividade a Especial e a Geral;
A teoria da relatividade especial afirma que as leis da física são idênticas para todos os referenciais inerciais, e que a velocidade na luz no vácuo é constante, isto é, seu valor é o mesmo para todos os diferentes observadores que se movam a velocidades constantes. Suas previsões teóricas são: contração do comprimento, dilatação do tempo e aumento da massa inercial com a velocidade, todas verificadas experimentalmente.
A teoria da relatividade geral se estrutura em torno de um principio fundamental chamado o principio de equivalência e de que decorre a equivalência completa entre um campo gravitacional e um referencial acelerado associado, não há como distinguir os dois através de uma experiência em que não soubesse qual dos dois se trata. Nesta teoria da relatividade geral a gravitação é assumida como a curvatura no espaço-tempo