Teorias daAdm resumo taylor fayol
389 palavras
2 páginas
Resumo Teorias da AdministraçãoNa idade média as mercadorias eram trocadas por outras mercadorias. Após as cruzadas os europeus perceberam que ficavam complicadas as longas viagens com tantas mercadorias para serem trocadas. Assim o dinheiro passa a ser muito utilizado em vários negócios surgindo os empréstimos.
O crescimento do comércio e da sociedade fez com que as pessoas precisassem de mais mantimentos, assim os camponeses começaram a ser pagos pelos seus serviços, Os preços dos produtos no inicio era considerado justo sem visar lucro.Com o fim do feudalismo passou a usar um sistema livre de troca com o objetivo de lucro, que foi introduzido pela burguesia, chamado capitalismo.
Com o surgimento da máquina a vapor, o trabalho dos operários nas fábricas passou a ser árduo e com baixos salários. Criou-se um a crise no capitalismo, pois se investia dinheiro demais em máquinas, produzia-se muito, mas os operários não tinham condições para adquirir nenhum dos produtos feitos por eles mesmos. Iniciou-se uma fase em que surgiram as greves, as organizações de sindicato e uma luta de direito aos operários. Na metade do século XIX surgiu Karl Marx com idéias de uma sociedade sem pobreza, falta de emprego, fome, e injustiça, ou seja, o socialismo. Em decorrência da Revolução industrial no início do século XX, necessitava métodos para o não desperdício e economia de mão-de-obra.
Frederick W. Taylor fundador da Administração científica, estabelece que todo processo de uma fábrica deve ter um padrão para otimizar a execução das tarefas. Sua ideia basicamente era separar o trabalho mental, do trabalho físico. O planejamento das atividades e controle da execução é responsabilidade da gerencia, e a execução do trabalho responsabilidade dos operários. A administração Científica estabelece que o pagamento do trabalhador deve estar relacionado à sua produtividade, para que ele desenvolva o máximo de produção de que é fisicamente capaz.
Ao contrario de Taylor que se