TEORIAS DA PERSONALIDADE
O comportamento não é determinado por um único fator e sim por muitos, e de natureza diversa. Diante de tão amplo e complexo campo de investigação, diferentes grupos de estudiosos enfatizaram espécies diferentes de observações, aspectos do comportamento o que, inevitavelmente, se refletiu em diferentes espécies de teorias da personalidade.
Além desta outra razão pode ser o fato dos teóricos da personalidade usarem instrumentos diversos em seus estudos, diferentes fontes para obter seus dados, o que também, se traduz em diferentes teorias da personalidade.
A Psicologia da Personalidade é a área que estuda e procura explicar as particularidades humanas que influenciam o comportamento. A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa, sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. No senso comum o termo personalidade é usado para descrever características marcantes de uma pessoa, como “essa pessoa é extrovertida ou aquela menina é tímida” e etc, porém o conceito de personalidade esta relacionada, as mudanças de habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, e ao modo constante e particular do indivíduo perceber, pensar, sentir e agir, além da interferência de fatores culturais e sociais nessas características. Portanto a teoria da personalidade tem por objetivo organizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação requer um estudo que exige bastante detalhe, sendo assim feito diferentes estudos e temas desenvolvidos na psicanálise de Freud.
A psicopatologia, conhecida popularmente como