TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Prof.º Israel Rocha
Entrega: 18.07.2014
Nome: Victória Borges Anunciação
Turma: MR02
Atividade:
Apresente as diferenças entre as teorias: efeitos limitados de campo e estudos empírico experimentais. Destaque os principais conceitos de ambas.
As principais diferenças entre as teorias citadas são identificadas quando se percebe que a Teoria Empírica de Campo (efeitos limitados) trata de influência e não apenas da que é exercida pelos mass media, mas da influência mais geral das relações sociais. Já a Teoria da Persuasão (empírico-experimental) consiste na revisão do processo comunicativo entendido como uma relação mecanicista e imediata entre estímulo e resposta.
A Teoria Empírica de Campo baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias. Em outras palavras, a mídia é apenas mais um instrumento de persuasão na vida social, uma vez que é apenas parte desta. Na teoria dos mass media de inspiração sociológica empírica, é possível distinguir duas correntes: a primeira diz respeito ao estudo da composição diferenciada dos públicos e dos seus modelos de consumo de comunicações de massa; a segunda – e a mais significativa – compreende as pesquisas sobre a mediação social que caracteriza esse consumo.
A Teoria da Persuasão é baseada em aspectos psicológicos e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais. Essa Teoria não seria de dominação ou manipulação como a Hipodérmica e sim de persuasão, pois o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto e com as quais ele esteja de acordo. Persuadir os destinatários é possível se a mensagem se adequa aos fatores pessoais ativados pelo destinatário ao interpretá-la. A mensagem contém características particulares do estímulo, que interagem de maneira diferente de acordo com os traços