teorias da adm
Entende-se pelo termo: “teoria” Conhecimento, e a prática, é o ato de exercer, praticar.
Teoria das Relações humanas:
Originada nos Estados Unidos, essa Teoria que trouxe novas perspectiva para a administração buscando conhecer a conduta e os sentimentos dos trabalhadores e estudando a formação de grupos. Até então, esses trabalhadores eram tratados pela teoria clássica; de forma mecânica e da busca máxima da eficiência.
Com esses estudos, mudou-se o foco e o trabalhador passou de “homo economicus” para “homo social”. Tendo estímulos financeiros para exercer o cargo.
Elton Mayo realizou experiências a partir de 1927 na fabrica “Westerm Electric company”, ali foi permitido um delineamento dos princípios básicos da abordagem humanista.
Essa experiência teve como objetivo conduzir experimentos relacionados à luminosidade no local de trabalho, com a eficiência do trabalhador, medindo sua produção. Depois dos resultados, essa experiência se estendeu. Analisaram a fadiga (cansaço), e os acidentes de trabalho.
Para o estudioso Mayo a conduta do ser humano é determinada pela tradição. A felicidade, o crescimento e a saúde da sociedade são dependentes de um sentido de “função social” do individuo em questão. Mayo relata q o conflito é uma chaga (doença) social, e por outro lado a cooperação traz bem-estar social.
Infelizmente os resultados da experiência eram prejudicados por vários fatores, mas de natureza psicológica. E tentaram neutralizar esse fator, na época tão estranho e impertinente, e por isso essa experiência se prolongou até 1932. Essa fábrica já desenvolvia essa politica voltada para o bem estar de seus funcionários, e com essa experiência pretendia conhecer melhor cada um deles.
“Pontos de vista de Mayo:”
‘O trabalho é uma atividade grupal.
O operário reage como um membro de um grupo social.
A organização desintegra grupos primários (família), mas forma uma unidade social.
O conflito é o germe da destruição.
A formação