Teorias adm
CARACTERÍSTICAS
FREDERICK TAYLOR (Engenheiro – Americano): Tornou o trabalho organizado, “reduziu a fadiga” e aumentou a produção. Lançou sua teoria em 1903, sendo adotada pelas indústrias por conseguir aumentar a produção e ordenar a empresa.
MECANISCISMO (Teoria da Máquina): A engenharia dominava os cargos mais elevados das indústrias, pois precisava-se de pessoas que entendessem das máquinas (Gerentes-Engenheiros). Percebiam as pessoas como peças da engrenagem da máquina.
BUSCAVA CRIAR UMA CIÊNCIA: Queria criar a ciência da administração, elaborando normas que deveriam ser seguidas e que poderiam ser usadas em qualquer empresa. Não conseguir constituir uma ciência por falta de experimentações e comprovações científicas.
ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO: Analisou, reformulou e sistematizou os conhecimentos relacionados ao trabalho (Abordagem Prescritiva e Normativa).
DIVISÃO DO TRABALHO: Dividiu o trabalho que era complexo e o tornou algo simples e de fácil assimilação. O trabalho era facilmente ensinado e reproduzido (+ produção).
ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS: Verificar os movimentos utilizados no trabalho e descartar os movimentos desnecessários a realização da tarefa, encurtando caminhos aumentando a produção. Condições ambientais de trabalho.
ESTUDO DA FADIGA: Economizar energia do operário para o aumento de produção a partir do estudo de tempos e movimentos. Economizar energia retirando o desnecessário.
PADRONIZAÇÃO: O trabalho que foi simplificado deverá ser feito da mesma forma por todos, segundo um padrão de realização do mesmo (Desenho de cargos e tarefas).
ROTINA: O trabalho simplificado é feito de forma repetitiva.
ESPECIALIZAÇÃO: Por ser simples e repetitivo as pessoas acabam ficando altamente especializadas no que fazem. O trabalho se torna automático.
INCENTIVOS SALARIAIS: Pagar pela produção e não por hora ou mês e dar prêmios.
CENTRALIZAÇÃO: O poder era centralizado no