TEORIA PSICANAL TICA E SUA
APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
A teoria psicanalítica teve como fundador Freud, nascido em 1856, na Áustria. Freud formou-se em medicina. Seu interesse inicial foi o estudo dos distúrbios mentais, sua compreensão e seu tratamento. Entretanto ele não seguiu o caminho rígido e oficialmente traçado pelas ciências médicas da época.
Freud e o método científico Freud estudou os aspectos irracionais da vida humana. Sua primeira grande contribuição á psicologia foi a introdução do método científico na área da irracionalidade. Ser científico, segundo Freud, não significa necessariamente escolher um fenômeno racional como objeto de estudo, mas aplicar o método científico ao estudo dos fenômenos. Com isso Freud entregava a psicologia o estudo dos processos mentais. Freud desenvolveu a teoria geral da dinâmica da personalidade, o estudo da natureza humana no decorrer das varias faixas de idade e a teoria do impacto da sociedade, da cultura e da religião sobre a personalidade. A psicanálise desenvolveu- se inicialmente como uma técnica psicoterapêutica, para depois transforma-se em uma teoria psicológica que abrange quase toda a área das personalidades normal e anormal.
Conceitos principais Os conceitos principais da teoria psicanalítica são os de energia, libido, e deslocamento e pulsão; as subdivisões da personalidade (id, ego e superego); as qualidades mentais (consciente, pré- consciente e inconsciente); os instintos e as defesas do ego e a formação das características individuais.
Energia
A energia mental é algo que pode ser transformado, dirigido, acumulado, preservado, descarregado e dissipado, mais não pode ser totalmente destruído.
Libido
É a energia que constitui o substrato das transformações da pulsão sexual.
Deslocamento
É o mecanismo de defesa caracterizado pela transferência de emoções ou fantasias do objeto a que estariam originalmente associados para um substituto.
Pulsão As pressões são forças que atuam na vida