Teoria Literária
O que o autor nos sugere, contudo, é que os textos literários são capazes de despertar uma série de possibilidades interpretativas e chamam atenção dos leitores pela maneira como são escritos.
Assim, ele apresenta cinco pontos importantes ao se analisar as obras literárias:
1 – Linguagem em Primeiro Plano
Os textos literários apresentam uma linguagem organizada que chama atenção para a forma como está empregada. O leitor,então,se surpreende com a maneira pela qual o autor “brinca” com as palavras,como ele articula os vocábulos, criando efeitos de sentido ou formando ritmo, cadência, melodia, sonoridade.
2 – Integração da Linguagem
Nos textos literários existe uma relação entre os diferentes níveis linguísticos. Isso quer dizer que existe, por exemplo, relação entre o som e o sentido, a organização gramatical e o tema, entre semântica e estrutura morfológica.
Cabe lembrar que não são apenas os textos literários que dispõem dessas propriedades. Os anúncios publicitários, por exemplo, também as apresentam, mas nem por isso são considerados literatura. O importante é perceber que quando se estuda uma obra literária, analisa-se, sobretudo, a organização da sua linguagem.
eu(pessoa)aqui(lugar)agora(tempo) quando alterna uma dessas categorias,a literatura vira ficção.
3 – Literatura como Ficção A obra literária projeta um mundo ficcional que não se limita aos personagens e aos acontecimentos, mas vai mais além, chegando até o narrador, o leitor e o autor. Quando o narrador se identifica como “eu” não significa que as opiniões dele se refiram ao escritor. Quando um poema escreve “agora” esse instante não se refere ao momento em que o