TEORIA GERAL DA EVOLU O
Esta teoria pode ser tratada como a mais moderna, das que tentam explicar a evolução da vida e sua origem. O conceito da TGECV (como é abreviada) trata a evolução de maneira profunda nos termos biológicos e genéticos, esta teoria aborda a evolução levando em conta mecanismos internos dos indivíduos, que são melhorados e passados a frente por descendentes e devido a complexidade de cada um destes indivíduos, estes mecanismos, são “configurados” de acordo com a particularidade de cada.
A TGECV pode ser exposta nas seguintes ideais básicas;
A característica fundamental da vida é a liberdade.
Existe uma tendência intima, desde o inicio dos tempos, para ampliar a esfera da liberdade mediante a evolução.
Os sistemas, métodos ou processos de evolução são múltiplos, adaptando-se cada caso em função determinadas condições.
(Obs.: O conceito de liberdade utiliza-se no seu sentido mais amplo, significando a possibilidade de vencer ou afastar-se do determinismo, com ou sem caos, das deis da natureza, aumentando o leque de opções individuais dos seres que possuem o dom da vida. Independentemente de aspectos quantitativos, a liberdade será uma característica da vida desde o seu início).
Nesta teoria, é necessário entender “evolução condicionada” como que desde o começo da vida, a evolução é feita por melhorias sofridas pelo individuo, a fim de torna-lo independente e livre de restrições do meio ambiente.
(Obs.: O termo de “evolução condicionada” refere-se não apenas às condições meio ambientais, mas também às condições lógicas derivadas dos seus próprios objetivos e natureza).
De maneira geral, as duas ideais básicas desta teoria, são evidentes e claras; a variedade de métodos ou mecanismos e de condições, sem aprofundar-se muito e de maneira breve, essas seriam as ideias básicas, o que quer dizer, que evolução é a adaptação das características do individuo para o ambiente que o cerca, sem deixar de levar em conta, suas próprias