TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA DE – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
“Em vez de se preocupar em ensinar a fazer certas coisa – o como – a teoria da administração ensina que coisa devem ser feitas em determinadas situações – o porquê -.O que diferencia o administrador de uma simples executar é exatamente o fato de que, enquanto o segundo sabe fazer certas coisas que aprendeu mecanicamente (planos, organogramas, mapas, registros, lançamento, etc.) , o primeiro sabe analisar e resolver as situações problemáticas variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, a avaliar e a ponderar em termos abstrato, estratégicos, conceituais e teóricos. O segundo é um mero agente de execução e operação. O primeiro é um agente de mudança e inovação, pois adquire habilidade de entender e diagnosticar situações.” (http.\\www.professorcezar.adm.br).
Diante desta citação vemos que administração é um conjunto de atos que busca um objetivo, o administrador deve desenvolver três habilidade que são-
- Habilidade técnica – está relacionada com o fazer.
- Habilidade humana – está relacionada com o trato com as pessoas
- Habilidades Conceituais – está ligada a percepção de solucionar os problemas.
O bom administrador deve ter competências pessoais que são o conhecimento, isto é tem uma bagagem de informações, experiências, a perspectiva, coloca todo seu conhecimento em pratica e a atitude que é saber o que fazer diante das mais inusitadas situações em seu trabalho. Nos dias atuais administração passou a ser um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar , temos assim seis variáveis.
1 – Tarefa – Teoria Administração Cientifica, a principal preocupação era acabar com o desperdício e as perdas, utilizando métodos e técnicas da engenharia industrial, temos como fundador desta administração Frederick W. Taylor ( 1856 – 1915)
2- Estrutura – Teoria Administração Clássica, está voltada a partir do todo