TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
DEFININDO ADMINISTRAÇÃO: De acordo com Chiavenato, a Administração, com suas novas concepções, está sendo considerada uma das principais chaves para a solução dos mais graves problemas que afligem atualmente o mundo moderno.
O CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO: AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
À medida que a administração se defronta com novas situações, as teorias administrativas precisam adaptar suas abordagens para continuarem aplicáveis. Assim, o conceito de Administração vem sofrendo alterações de acordo com as Teorias da Administração.
História da Administração
A história da Administração tem pouco mais de 100 anos.
O desenvolvimento das teorias a respeito da Administração foi bem lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do séc. XX.
Podemos entender que a administração é resultado da contribuição:
De Filósofos
Da Igreja católica e da Organização militar
Da Revolução Industrial
Dos Pioneiros e dos empreendedores.
O CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO: AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
O significado da Administração sofre alterações de acordo com a Teoria da Administração.
Cada Teoria da Administração surge como respostas aos problemas empresariais mais relevantes da sua época. Mesmo assim, todas as Teorias são válidas.
Pode-se afirmar que Teoria é um conjunto de afirmações, ou regras, feitas para registrar o que se percebe como realidade. E, Teorias da Administração são conhecimentos organizados, produzidos pelas experiências práticas das organizações.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
O movimento da Administração Científica tem origem com os estudos de Taylor (Estados Unidos) e Fayol (França)
Objetivo fundamental: proporcionar fundamentação científica às atividades administrativas, substituindo a improvisação e o empirismo.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Frederick W. Taylor (1856-1915)
O movimento da Administração Científica difundiu-se amplamente e tornou-se uma das principais bases da organização industrial