Teoria dos sistemas
Para dar conta de tanto assunto, a geografia é dividida em várias partes, assim como a maioria das outras disciplinas. Esta divisão facilita o aprendizado e a compreensão do estudante. Além disso, ela permite uma analise mais profunda sobre cada conteúdo. Por exemplo, a Geografia Humana estuda as relações e o comportamento humano, alem de questões sociais, como economia, saúde, cultura, religião, crescimento populacional, urbano, etc.
Já a Geografia física é focada no entendimento da litosfera, hidrosfera, pedosfera e atmosfera, ou seja, ela avalia o clima, a formação de rios, relevos, a ação dos eventos, entre outros assuntos. Um trabalho de geografia exige todo o conhecimento sobre o assunto pesquisado. Por último, temos a geografia ambiental, um ramo que descreve os aspectos da interação entre o homem e o mundo natural. Esta “parte” da geografia é mais recente e emergiu na tentativa de fazer uma ligação entre a geografia física e humana.
Uma forma de avaliar os estudantes é pedindo que eles façam seminários e apresentações. Neste tipo de trabalho muitos professores conseguem identificar o interesse, a disponibilidade, a vontade e o conhecimento do aluno. Os trabalhos podem substituir provas e avaliações, portanto, é preciso caprichar na pesquisa e não deixar de entregá-la, pois ela pode ser um fator de nota muito importante. Além disso, pense em todos os detalhes, como capa, índice, imagens, referencias, etc.
Trabalhos de geografia, dependendo do tema, pode precisar de gráficos, mapas, analises nos mesmos, entre outras coisas. Para sair da melhor maneira possível, um trabalho de geografia tem que ter todo o interesse aplicado nele, uma pesquisa dos fatos e obter um bom entendimento,