Teoria dos Grafos
Comunicação e Redes
Projeto 2012
Rede de colaboração entre atores
Professor Dr. Carlos da Silva dos Santos
Breno Ferreira da Silva
Fernando Ferrite Anello
Rafael do Nascimento Galeano
Santo André
2012
Introdução
Desde a década de 1950 as telenovelas ocupam um lugar de destaque na programação televisiva brasileira e na memória afetiva dos brasileiros, com o surgimento de diversos atores que migraram para outros formatos e de impactos e influencias culturais imensas no estilo de vida da população.
Considerando esse histórico da telenovela, este estudo tem o intuito de analisar as relações entre os atores que co-atuaram em diversos trabalhos, assim como propriedades que eles possam compartilhar.
Neste trabalho se encontra organizado em forma de grafo os atores mais notáveis e novelas de grande sucesso, utilizando como parâmetro as últimas novelas do “horário nobre”, isto é, as famosas “novelas das 8h”.
Esse trabalho tem o objeto de analisar as correlações entre atores que mais atuam no quadro e seus respectivos colegas de trabalho. Para isso, foi feita uma coleta de dados qualificando os atores mais frequentes e criou-se uma rede no software GHEPI. Após, enumeramos várias propriedades da disciplina de análise de redes sociais a fim de verificar e demonstrar como a rede gerada se comporta.
A rede relacionará atores (nós), classificados por número de atuações, por conexões de co-atuação, e as novelas (arestas) classificadas pelo nome. A análise de redes de relações entre atores oferece uma metodologia para detectar e interpretar padrões nessas redes. Análise de redes sociais fornecem meios para analisar estruturas sociais, conceituadas como redes de relações sociais entre atores. Na terminologia da análise de redes, o termo “ator” pode se referir a uma pessoa, grupos ou organizações. Esses laços podem significar amizade, colaboração ou uma filiação comum.
Metodologia
Coleta de Dados
A coleta foi