Teoria de sistema
O biólogo Ludwing Von Bertalanffy elaborou no final da década de 50 uma teoria interdisciplinar com a criação de um modelo geral “ teoria dos sistemas”
A teoria geral da administração passou por uma gradativa e crescente ampliação do enfoque . A abordagem clássica passou por outras abordagens até a abordagem sistêmica. A abordagem clássica havia sido profundamente influenciada por três princípios intelectuais. Reducionismo, pensamento analítico e mecanicismo.
Reducionismo
É o principio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais que constituem as suas unidades indivisíveis.
O reducionismo faz com que as pessoas raciocinem dentro de jaulas mentais sobre um determinado assunto sem uma visão ampla das coisas. É como se o cérebro estivesse dividido em diretórios, e para cada assunto teria um único diretório.
Pensamento Analítico
Utilizado pelo reducionismo para explicar as coisas ou compreendê-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, em partes simples, que são mais facilmente explicadas, para posteriormente as explicações dar solução do todo. São manifestações do pensamento analítico, o conceito de divisão do trabalho e de especialização do operário.
Mecanicismo
É o principio que se baseia na relação simples de causa e efeito entre dois fenômenos. Esta relação empregava o que hoje chamamos de sistema fechado. O meio ambiente era subtraído na explicação das causas. Por outro lado às leis de causa e efeito não preveem as exceções, e os efeitos são totalmente determinados pelas causas.
A revolução da abordagem sistêmica.
Abordagem Clássica Abordagem Sistêmica
Reducionismo Expansionismo
Pensamento Analítico Pensamento Sintético
Mecanicismo Teleologia
Expansionismo
É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um