Teoria de Masllow
Presentation Transcript
Abraham Harold Maslow nasceu no Brooklin, Nova Iorque, em primeiro de Abril de 1908; Descendente de pais russos, tinha seis irmãos; Iniciou sua vida acadêmica na faculdade de direito em Nova Iorque, mas desistiu um ano e meio depois; Após se casar com sua prima, mudou-se para Wisconsin, onde começou a se interessar pela psicologia, a qual fez questão de estudar na Universidade; Voltou à Nova Iorque em 1935 e começou a lecionar na faculdade do Brooklin;
Passou a se interessar pela motivação humana e produziu diversos artigos que culminaram na Teoria da Hierarquização das necessidades humanas; Após se dedicar à administração da faculdade, criou a obra “Motivation and Personality”, aclamada até hoje; Na década de 60, Maslow se envolveu com a área de Gestão de Negócios e passou a relacionar seus estudos de gestão com suas teorias motivacionais; Morreu em 1970, aos 62 anos, vítima de ataque cardíaco.
Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide:
Na base da pirâmide estão as necessidades mais simples (Fisiológicas) e no topo, as mais complexas (Auto-Realização). Para chegar ao topo da pirâmide, é necessário suprir todas as necessidades anteriores. Há a ideia de um ciclo motivacional, ou seja, a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal. Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo.
A seguir, explicaremos cada uma das etapas da pirâmide propostas por Maslow: Neste nível estão as necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), de abrigo (frio ou calor), desejo sexual, etc. Estão relacionadas com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie. Caso alguma dessas necessidades não for alcançada, o comportamento do indivíduo é