Teoria de Freud
A Teoria de Freud, desperta interesse do público em geral. Aqui você encontrará um resumo das principais teorias de Freud que marcaram a história da Psicanálise.
O inconsciente
Diz Freud, não é o subconsciente. Este é aquele grau da consciência como consciência passiva e consciência vivida não reflexiva, podendo tomar-se plenamente consciente.
Atos falhos ou sintomáticos Os chamados Atos sintomáticos são para Freud evidência da força e individualismo do inconsciente e sua manifestação é comum nas pessoas sadias, mostram a luta do consciente com o subconsciente.
Motivação
Para explicar o comportamento Freud desenvolve a teoria da motivação sexual “sobrevivência da espécie” e do instinto de conservação “sobrevivência individual” mas todas as suas colocações giram em torno do sexo.
Fases do desenvolvimento sexual
Freud contribuiu com uma teoria das fases do desenvolvimento do indivíduo, este passa por sucessivos tipos de caráter oral, anal e genital.
Tipos de personalidade O tipo que se detém na fase oral é o Oral receptivo, pessoa dependente.
O Anal sadístico é impulsivamente avaro, e sua segurança reside no isolamento. São pessoas ordenadas e metódicas, parcimoniosas e obstinadas.
O tipo genital é a pessoa plenamente desenvolvida e equilibrada.
Complexo de Édipo
Depois de ver nos seus clientes o funcionamento perfeito da estrutura tripartite da alma conforme a teoria de Platão, Freud volta à cultura grega em busca de mais elementos fundamentais para a construção de sua própria teoria.
Complexo de Eletra
O complexo de Eletra define-se como sendo uma atitude emocional que, segundo as doutrinas psicanalíticas, todas as meninas têm para com a sua mãe, trata-se de uma atitude que implica uma identificação tão completa com a mãe que a filha deseja.
Narcisismo
O narcisismo é o encantamento e a paixão que sentimos por nossa própria imagem ou por nós mesmos, que se pode vislumbrar em Freud narcisismo é a bela imagem que os homens possuem de