Teoria de Freud
TEORIA PSICANALÍTICA
GISELE DA FONSECA MATEUS
ANÁPOLIS
JANEIRO / 2014
Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas
Gisele da Fonseca Mateus
TEORIA PSICANALÍTICA
Trabalho apresentado como requisito para avaliação parcial da disciplina de Psicologia da Educação, do curso de Geografia, da Universidade Estadual de Goiás (UEG/UnUCSEH), orientado pela professora Mestre Eliete Neves.
ANÁPOLIS
JANEIRO / 2014
Teoria Psicanalítica
Sigmund Freud
“Sigmund Freud é um dos psicólogos mais prolíficos e influentes dos últimos dois séculos. Irreverentes e radicais, suas teorias sobre conceitos como sonhos, sexualidade e inconsciente ainda são algumas das teorias mais estudadas e criticadas na disciplina.”
Freud nasceu em 6 de maio de 1856 em uma pequena vila Morávia de Freiberg que foi anexada pela Tchecoslováquia, migrou para Viena ainda criança, por esse motivo muitas vezes é chamado de austríaco. Filho de Jacob Freud e de sua terceira mulher Amalie Nathanson (1835-1930). Seu nome de batismo segundo a bíblia da família é “Sigismund Schlomo”, nunca tendo utilizado o Schlomo e adotando desde sua entrada para universidade em 1873 o nome de Sigmund.
Este grande nome da psicanálise foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria. Esta estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses