Teoria de Dalton
Assim, os elementos químicos são formados por um único tipo de átomos, enquanto que as substâncias compostas são constituídas por átomos diferentes unidos entre si (ligados) e formando uma molécula. Os átomos e as moléculas são as partes menores em que podemos dividir uma substância, mantendo as suas propriedades.
O fato era que esse novo modelo foi definidor para uma explicação mais concisa e satisfatória de alguns fenômenos:
• Durante uma reação química, segundo essa teoria, os átomos dos reagentes formavam combinações entre si e davam origem aos produtos. Assim, a massa total do sistema é conservada. A Lei de Lavoisier afirma justamente isso: ”A soma das massas dos produtos de uma reação é igual à soma das massas dos reagentes consumidos”.
• E, ainda, essas combinações se davam em proporções estritamente definidas: por exemplo, 2 moléculas de nitrogênio reagem Com 3 moléculas de hidrogênio gerando 2 moléculas de amônia, portanto, a proporção fica em 2:3:2. Logo, 8 moléculas de nitrogênio reagem com 12 moléculas de hidrogênio formando 8 moléculas de amônia: caso haja excesso de um dos reagentes, a quantidade de amônia ficará limitada pelo mais escasso.
Mesmo que a reação seja reversível (praticamente todas são, mesmo em pequena escala), a proporção não muda de valor, apenas de ordem.
Essa teoria foi baseada em diversos experimentos e apontou as seguintes conclusões:
1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.
2. Os átomos não podem ser criados e nem destruídos, eles são permanentes e indivisíveis.
3. Um composto químico é