Teoria da transformação
A seguir elencamos algumas das principais diferenças entre a atual Teoria da Transformação e a sua precedente Teoria da Atribuição, o que nos deixa claro a evolução do conceito de liderança e do que é ser um líder.
Atribuição
Transformação
É um processo bastante natural e que mostra claramente quem é o líder ou não dentro de um grupo de pessoas. É a criação de um líder dentro de um conjunto de pessoas com o consentimento geral delas, um dos principais requisitos para um ser humano se tornar o líder.
Inspiram os seguidores a transcenderem seus interesses pessoais em favor da organização e exercem um efeito profundo e extraordinário sobre eles.
O líder procura motivos potenciais nos seguidores, no sentido de satisfazer necessidades de alto nível e assume o seguidor como uma pessoa total.
Mostra que para ser líder deve-se nutrir a percepção de que é inteligente, sociável, verbalmente proficiente, agressivo, compreensivo e muito esforçado.
Percebe como está o ambiente, para que ele identifique como abordará as demais pessoas. Estabelecendo um meio de comunicação, extraindo o melhor de si, incentivando as demais pessoas a fazerem o mesmo.
Dirigi seu comportamento para a ênfase nas tarefas e nas pessoas. E manter uma imagem de consistência
Há consideração individualizada, ou seja, há atenção pessoal, o líder trata cada empregado individualmente, treina pessoalmente, aconselha.
O líder procura motivos potenciais nos seguidores, no sentido de satisfazer necessidades de alto nível e assume o seguidor como uma pessoa total.
É a percepção de que líderes eficazes são geralmente considerados consistentes ou não hesitantes em suas decisões
Uma ou mais pessoas engajam-se com outras a fim de que tanto líderes ou seguidores elevem um ao outro a níveis mais altos de motivação e moral
Estrutura-se a partir da representação que este faz dos comportamentos dos subordinados
Cria um vínculo