Teoria da informação texto 8
A TEORIA DA INFORMAÇÃO
Teoria da Informação
“A noção de informação” adquire um símbolo calculável através da máquinas de comunicar que resultaram da guerra.
Informação e sistema
Claude Shannon, americano, matemático e engenheiro elétrico, publicou uma monografia intitulada “The mathematical theory of communication” pela Universidade de Illinois, e por meio desse trabalho formulou hipóteses para descrever sua teoria matemática da comunicação. Ele propôs um esquema do sistema geral da comunicação e observou que o problema da comunicação, estava em “reproduzir em um ponto dado, de maneira exata ou aproximativa, uma mensagem selecionada em outro ponto”. Nesse esquema, onde há um começo e um fim, há os seguintes componentes: a fonte, o codificador, a mensagem, o canal, o decodificador e a destinação. Essa teoria resulta de trabalhos que começaram a partir do ano 1910, que iniciaram com pesquisas, hipóteses e esquema de grandes pesquisadores e matemáticos.
A partir do modelo de Shannon, transferiu-se nas ciências humanas uma neutralidade do emissor e receptor. As complexidades sociológicas da mídia trouxeram a esse modelo básico outras variáveis que consistem em considerar a comunicação de um modo “bruto”.
Quando Shannon formula a teoria da matemática da comunicação, o código e vocabulário da informação são introduzidos de maneira notável na biologia. Forneceu aos especialistas em biologia molecular um quadro conceitual para dar conta da especificidade do caráter único do indivíduo.
A entropia
Em 1948, quando é publicada a primeira versão da teoria de Shannon, Wiener publica também seu livro, que fala da organização da sociedade futura com base na “informação”. Surge o novo ideal, “sociedade da informação”, que ainda assim, alerta contra os riscos de sua perversão. A entropia, constitui a ameaça “fundamental”. A informação, as máquinas que a tratam são as únicas capazes de lutar contra essa