Teoria da Informação Contábil
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Teoria da Informação Contábil
Trabalho extraclasse – Aula 01
Luciano S. Clemente
09 de Agosto de 2010
Item 3: Responder por escrito, dentro do formato de elaboração de trabalhos científicos, às seguintes questões:
a. Quais os agentes potencialmente envolvidos com conflitos de agência nas organizações moderna?
Em um mercado extremamente competitivo como nos dias atuais, as organizações necessitam serem eficazes, robustas, produtivas e suficientemente ágeis para enfrentarem desafios, consolidarem ou ampliarem suas posições nos mercados em que atuam. Esses aspectos conduzem as empresas a adotarem uma forma de gestão no qual as decisões são tomadas por membros organizacionais cujos vínculos com a empresa são predominantemente estimulados pela remuneração paga por suas atividades (NASCIMENTO e BIANCHI, 2005).
Percebe-se, desta forma, que a propriedade e o controle da empresa pertencem a diferentes indivíduos, cujos interesses podem ser distintos, uma vez que nem sempre que possui o controle prioriza a maximização do valor de quem possui a propriedade, surgindo assim o conflito de agência.
Entretanto, CONSENZA, ALEGRÍA e LAURENCEL (2009) pontuam que, sob a perspectiva de agência, a empresa é visualizada como um conjunto de contratos, representando a empresa um entrelaçamento de relações entre os indivíduos atuantes na mesma, que buscam maximizar suas respectivas utilidades, surgindo então a relação de agência por causa da necessidade de delegar ao subordinado a realização de tarefas ou a tomada de decisões conforme os interesses ou benefícios desejados por quem fez a delegação.
De fato, IUDÍCIBUS e LOPES (2004) corroboram esta informação, confirmando que, através da Teoria Contratual da Firma, a empresa é vista como um conjunto de contratos entre os diversos participantes, onde cada