Teoria da Administração/fiat/tempos modernos
A administração é considerada uma das mais importantes áreas da atividade humana, e o homem e seu esforço cooperativo é fundamental, é a base da sociedade.
Um dos maiores expoentes da teoria da administração conhecida como fundador da administração científica foi Taylor que acompanhado de Fayol, criador da teoria clássica, tiveram o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração. Suas teorias, apesar de partirem de pontos de vista diferentes, e te terem sido bastante criticadas, se complementaram ao longo da história. Durante a revolução industrial, surgiu a necessidade de organizar e administrar da melhor maneira possível o sistema de produção, devido ao progresso no setor industrial, então Ford contribui para tal, dando ênfase na produtividade máxima, maior velocidade de trabalho possível, utilizando o mínimo de matéria prima.
O filme “Tempos Modernos” retrata a época da Revolução Industrial, que transformou o trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários. Em razão do surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratar um grande números de trabalhadores urbanos, e que, de acordo com Taylor o trabalhador era peça fundamental.
Surgiram novos métodos de produção que aumentavam a produtividade, as jornadas de trabalho eram extensas, e as condições de trabalho eram perigosas. Podemos notar essas teorias, onde a produção fabril dependia totalmente do operário, e de acordo com a teoria, eles, os operários, tinham que produzir, dividir as tarefas e manter a organização geral, fazendo com que houvesse um aumento da produtividade. Para os funcionários executarem o trabalho industrial, Chaplin enfatiza as disfunções de tal princípio, como o desgaste físico e emocional dos funcionários, provocada pela excessiva padronização das ações e longos períodos de tempo executando-as. A produção era em massa, um serviço rotineiro e estressante, na qual não podia haver desperdício de tempo nem de