teoria critica
História Crítica da Arquitetura Moderna
“Louis Sullivan,recebeu uma educação um tanto variada,formalmente em duas prestigiosas academias, em cada uma das quais permaneceu por pouco menos de um ano: no MIT em 1872 e,depois , no ateliê de J-A-E Vaudremer na escola de Belas-Artes,Paris em 1874”(Pg. 54)
“Sulilivan trabalhou por um ano no escritório de Frank Furness em Filadelfia,um ano que se revelaria crucial em sua carreira não só pela experiência do estilo gótico orientalizado de Furnnes (...)(pg. 54)
Nota: Louis Sullivan, foi um grande arquiteto, o grande protagonista da escola de Chicago, ele se responsabiliza pelos aspectos formais dos edifícios. Ele converte o estilo neo-românico de Richadson em algo de grande rigor energético pelo uso clássico dos volumes e das ornamentações. Com isso mudou a realidade de Chicago, as casas, pequenas edificações, até mesmo calçadas eram feitas de madeira, mas em 1871 ocorreu um incêndio que destruiu a cidade. Então chegou Louis Sullivan, o pai do arranha-céu. Revolucionou com construções de edifícios com estruturas metálicas. Aproveitando a indústria metalúrgica.
“No início de suas carreiras, Adler e Sullivan preocupavam-se em satisfazer às exigências prementes de uma Chicago em pleno desenvolvimento, no processo de ser reconstruída, depois de sua destruição pelo incêndio de 1871, como capital do Centro-oeste. Em fins da década de 1870, enquanto Adler ainda estava se estabelecendo, Sullivan trabalhava para Jenney, familiarizando-se assim com os aspectos técnicos da construção em Chicago. Em seu ensaio de 1926, The Auto-biographyofan Idea [A autobiografia de uma idéia], Sullivan fala das poderosas forças que levaram a esse método de construir.” (Pg. 54)
Nota: Inicialmente as construções davam a preferência em serem construídas em madeira, em estilo “ballon-frame”, depois surge em Chicago algumas estruturas em ferro fundido, mas a população continuava preferindo que as casas fossem em madeira. Com o grande