TEORIA COMPORTAMENTAL
475 palavras
2 páginas
TEORIA COMPORTAMENTALA Teoria Comportamental marca a mais profunda influencia das ciências do comportamento na Administração.
Contribuições de McGregor, Maslow e Herzberg: O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir as pessoas de modo adequado.
A Teoria Comportamental baseia o entendimento do comportamento organizacional através do comportamento individual das pessoas.
Conflito entre indivíduo e organização
Função da administração: compatibilizar objetivos organizacionais com objetivos individuais
FATORES MOTIVACIONAIS
O trabalho, as rotinas
Auto-realização no trabalho
Reconhecimento (prestígio)
Progresso na carreira
Responsabilidade
FATORES HIGIÊNICOS
Condições de trabalho
Administração da empresa
Relações com o supervisor
Benefícios/serviços sociais Salário
Hierarquia das necessidades de Maslow
Maslow'~ apresentou uma teoria da motivaçã06 segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de autorealização).7
1. Necessidades fisiológicas.
Nesse nível estão as necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), de abrigo (frio ou calor), o desejo sexual etc. São as necessidades instintivas que já nascem com o individuo.
2. Necessidades de segurança. Estabilidade em um emprego, a busca de proteção contra ameaça ou privação, seguro de vida, plano de saúde.
3. Necessidades sociais. Necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e de amor.
4. Necessidades de estima. Envolvem a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de prestígio e de consideração.
5. Necessidades de auto-realização. São as mais