TEOREMAS-EM-AÇÃO E CONCEITOS-EM-AÇÃO NA CONCEITUALIZAÇÃO DA ENERGIA

5481 palavras 22 páginas
XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – Águas de Lindóia – 2010

1

TEOREMAS-EM-AÇÃO E CONCEITOS-EM-AÇÃO NA
CONCEITUALIZAÇÃO DA ENERGIA
THEOREM-IN-ACTION AND CONCEPTS IN-ACTION IN THE STUDY
OF ENERGY
Eliana Fernandes Borragini1
1

UNIVATES, eliana@univates.br

Resumo
Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa inserida em um projeto maior que, buscando melhor compreender os processos de construção do conhecimento em física, investiga a possibilidade de utilização dos invariantes operatórios, propostos na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud.
Para Vergnaud um conceito não é composto apenas pela sua definição, é na verdade uma tríade, composta pelo referente, que é a situação frente a qual o conceito ganha significado, o significado, identificado pelos invariantes operatórios que se referem à forma como o sujeito interage e lida com a situação, e pelo significante, que envolve as representações e a linguagem utilizadas pelo sujeito.
São apresentados dois instrumentos de coleta de dados que consistiram em atividades realizadas em quatro turmas de física, que ocorreram em semestres diferentes, em um curso de Licenciatura em Ciências Exatas – Habilitação integrada em Física, Química e Matemática no Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS.
A disciplina que serviu como fonte de dados, envolveu os tópicos energia e termologia, e a pesquisadora era também a ministrante da disciplina. As atividades aqui descritas e analisadas versam sobre a construção do conceito de energia. A análise das respostas elaboradas pelos alunos permitiu identificar possíveis invariantes operatórios do tipo conceitos-em-ação e teoremas-em-ação. Estes invariantes operatórios são, geralmente, implícitos e foi preciso buscar interpretar os procedimentos adotados pelos alunos de forma a compreendê-los e explicitá-los.
Buscou-se diferenciar estes conhecimentos-em-ação das já largamente conhecidas concepções espontâneas, pois, embora ambos possam

Relacionados

  • Computa Ao Cogni O E Semiose UFBA
    95316 palavras | 382 páginas
  • clamora
    62666 palavras | 251 páginas
  • livro de thomas kunh
    70531 palavras | 283 páginas
  • thomas kunck
    70531 palavras | 283 páginas