Teorema De Th Venin
Teorema de Thévenin
O teorema de Thévenin é uma das principais ferramentas usadas na análise e simplificação de circuitos, tendo o seguinte enunciado:
“Dado um circuito, contendo somente bipolos lineares (resistências, geradores de tensão, geradores de corrente), sejam A e B dois pontos do circuito. O circuito entre esses dois pontos pode ser substituído por um gerador de tensão (Uth) em série com uma resistência (Rth).”
Teorema de Thévenin
Resistência equivalente de Thévenin: Rth é igual à resistência equivalente vista entre os pontos A e B, quando consideramos os geradores de tensão em curto circuito e os geradores de corrente em aberto.
Gerador equivalente de Thévenin: Uth é igual à tensão em vazio (em aberto) entre os pontos A e B.
Teorema de Thévenin
Exemplo: No circuito, determine IL, usando o teorema de
Thévenin.
Teorema de Norton
O teorema de Norton é o dual do teorema de Thévenin.
Também é muito útil na resolução de circuitos, tendo o seguinte enunciado:
“Dado um circuito, contendo somente bipolos lineares, sejam A e B dois pontos do circuito. Entre esses dois pontos podemos substituir o circuito por um gerador de corrente (iN) em paralelo com uma resistência (RN).”
Teorema de Norton
Resistência equivalente de Norton: RN é igual a resistência equivalente vista entre os pontos A e B, quando consideramos os geradores de tensão em curto circuito e abrimos os geradores de corrente.
Gerador equivalente de Norton: IN é igual a corrente no curto circuito estabelecido entre A e B.
Teorema de Norton
Exemplos