Teor de Umidade e Massa Especifica do solo2
CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO
ENGENHARIA CIVIL
DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA
MECÂNICA DOS SOLOS
TEOR DE UMIDADE,
MASSA ESPECÍFICA DO SOLO E
MASSA ESPECÍFICA DOS SÓLIDOS
Introdução
Teor de umidade
Segundo o livro “Curso Básico de Mecânica dos Solos” do autor Carlos de Souza Pinto, umidade é a relação entre o peso da água e o peso dos sólidos. Para sua determinação, pesa-se o solo no estado natural, seca-se em uma estufa a 105°C até constância de peso e pesa-se novamente. O teor de umidade é um índice físico de grande importância, pois com ele é possível saber a quantidade de água presente no solo. Sendo uma relação entre massas, o teor de umidade é expresso em porcentagem (%).
Onde: ω é o teor de umidade (%);
Mω é a massa de água (g);
Ms é massa de sólidos (g).
Massa Específica do Solo
Segundo o livro “Curso Básico de Mecânica dos Solos” do autor Carlos de Souza Pinto, a massa específica é uma relação entre quantidade de matéria (massa) e volumes, que podem ser expressos em geralmente ton/m³, kg/dm³ ou g/cm³.
Onde: γ é a massa específica do solo (g/cm³);
M é a massa do solo (g);
V é o volume do solo (cm³).
Massa Específica dos Sólidos
A massa específica dos sólidos é a relação entre a massa de sólidos e o volume de sólidos. Esse índice físico é de grande importância pois com ele podemos obter a quantidade de massa seca que se faz presente no solo em um determinado volume.
Onde:
γs é a massa específica dos sólidos (g/cm³);
Ms é a massa de sólidos (g);
Vs é o volume de sólidos (cm³).
Objetivos
O objetivo principal do ensaio realizado é obter o teor de umidade, a massa específica do solo e a massa específica dos sólidos. Esses índices físicos são importantes para a caracterização do solo, pois o teor de umidade indica a porcentagem de água presente em