teologia
Postado por André Sanchez em: O que significa isso? santificação, obediência, santos, santidade, deusDesde o início da Bíblia o que mais vemos Deus cobrar do seu povo é a santificação. O ser humano, naturalmente, sem precisar de um aprendizado prévio, já tem dentro de si uma inclinação para fazer aquilo que desagrada a Deus. Basta olhar uma criança, que mesmo tendo vivido pouco tempo já tem em si a inclinação para fazer o que é errado. Os pais se surpreendem em não ter ensinado determinadas coisas, mas a criança mesmo assim já saber delas.
No entanto, este comportamento “natural” que temos não é bom e nem do agrado de Deus. “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4:3). “porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” (1 Ts 4:7). “porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pe 1:16). O que agrada a Deus é a nossa santificação.
Estas atitudes “naturais”, que nascem conosco, são fruto da natureza do pecado que existe em nós e devem ser combatidas. Buscar a santidade é combater a nossa natureza pecadora e vencê-la através da ação do Espírito Santo em nossa vida.
Santificação significa o processo que acontece em nossa vida que nos leva a sermos santos. Ser santo significa estar conectado com a vontade de Deus e desconectado com o pecado. A vontade de Deus está descrita em Sua palavra, a Bíblia Sagrada. É nela que encontramos as diretrizes para uma vida que agrada a Deus. É um processo contínuo, trabalharemos em cooperação com Deus pela nossa santificação a vida toda. Nunca chegaremos à perfeição nesta vida, mas podemos viver como santos, aperfeiçoando-se a cada dia, e assim, agradar a Deus.
A Bíblia diz que a santificação é obrigatória no nosso relacionamento com Deus. Não é uma opção a ser feita. “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14). Sem a santidade em nossa vida estamos separados de Deus e unidos com o pecado. “Mas