teologia
PROGRAMA GIBEOM
RAY RAMON LEAL COSTA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
MACAPÁ
2014
RAY RAMON LEAL COSTA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Trabalho apresentado a Coordenação de curso livre de Bacharel em Teologia, da Visão Contemporânea – PROGRAMA GIBEOM como requisito avaliativo da disciplina Metodologia Científica ministrada pela profª Sônia Cristina.
MACAPÁ
2014
RESENHA CRÍTICA.
Shillebbeckx em seu livro: Deus e o homem, falando-se mais precisamente no capitulo de número sete, o autor traz uma profunda reflexão existente entre Deus e o homem no seguinte sentido: “O Deus de Amor e a regra moral do agir humano”.
Percebe-se que de uma maneira muito natural e coerente com a realidade cristã atual, o autor nos mostra com muita propriedade como se realiza a manifestação do amor de Deus para com o homem e a regra moral que surge a partir desse sentimento e conseqüentemente a ação humana em torno desses dois aspectos.
Para termos uma idéia melhor a respeito doque Shellebeeckx levanta é necessário construir uma cadeia lógica em torno do mesmo. Utilizando para isso algumas palavras chaves que irão se harmonizando com o transcorrer da narrativa.
Ele inicia seu pensamento falando a respeito da “Lei Natural” e a ordem de salvação que se dá em torno dessa lei. Para uma melhor reflexão a respeito da lei natural e também da ordem que leva a essa salvação é preciso levar em consideração o que representam os seguintes termos: VOCAÇÃO, PROJETO DE VIDA E ETHOS.
Edward Schillebeeckx aborda que a condição sinequan para salvação do homem como criatura e também filho de Deus, depende da condição metafísica e o seu relacionamento intramundano do Ethos, condicionado com sua relação com Deus criador e salvador.
Moralmente o homem bom, baseia-se no tripé de valores absolutos que são: a vocação o projeto de vida e o ethos. Para alcançar a