Teologia
CONVALIDAÇÃO DO CURSO DE TEOLOGIA
Antropologia dualista como fundamento para uma
Teologia de dominação do Outro na colonização
Católica da América
Luci Mara Pereira
São Bernardo do Campo/SP
2013
O SINCRETISMO RELIGIOSO COMO RESPOSTA A ATITUDE DOS COLONIZADORES
Tendo em vista a evangelização usava-se a força, temendo assim que os habitantes da nova terra não abraçassem a fé de seus colonizadores.
Na visão do dominador é uma luta entre o bem e o mal, não levando em consideração somente o aspecto espiritual, mas sim uma mudança de toda a cultura local em detrimento a outra, que é considerada superior conforme citado por Juan Gines Sepulveda, “os espanhóis”, dizia ele, “ são tão superiores aos índios quanto o homem o é em relação ao macaco”.
Com a resistência a evangelização aconteceu o sincretismo. As religiões nativas e mais tarde a presença das religiões africanas acabaram influenciando o catolicismo na América Latina.
A pregação de um destino melhor aos escravos levando os ao batismo e a adesão ao Catolicismo, acaba por causar um mal estar, pois final agora eram “todos irmãos”. Mas o problema não foi resolvido tão simplesmente assim e então os negros passaram a ter suas próprias reuniões e mais que isso a criação do catolicismo popular.
O verdadeiro evangelho é assim desprezado e é levado em conta só o interesse dos colonizadores com a retirada das riquezas da colônia.
O uso da Teologia para justificar a Escravatura tornou esta um meio usado pelo Estado para conseguir domesticar os índios convencendo-os de que essa era a vontade de Deus.
Surge então, a Teologia voltada aos pobres enfatizando então a mensagem social do Cristianismo. A Teologia que busca elevar a condição do ser humano levando em consideração a sua história.
A falta da “contextualização”, da compreensão do Outro causaram os problemas vividos pelos colonizados que perduram até os dias de