Teologia
“ ... ESTE É O CAMINH; ANDAI NELE, SEM VOS DESVIARDES NEM PARA A DIREITA NEM PARA A ESQUERDA... DISSE JESUS: EU SOU O CAMINHO... E O NOME PELO QUAL SE CHAMA É A PALAVRA DE DEUS. “ ( Isaias 30.21; João 14.6; Apocalipse 19.13).
Mt 12.43-45, TODO DESVIADO é possuído de SETE DEMÔNIOS.
Tempos difíceis na terra! Até onde podemos observar o número de crentes desviados é tão grande que, talvez, seja igual ou maior do que o número dos que freqüentam as igrejas locais.
Esses tais que se afastam do Caminho para seguirem o mundo com as suas paixões e concupiscências, são aqueles que são amigos do mundo, e amam o mundo e como está escrito:
“... QUALQUER QUE QUISER SER AMIGO DO MUNDO CONSTITUI-SE INIMIGO DE DEUS” (Tiago 4.4.). E ainda?
"... SE ALGUÉM AMA O MUNDO, O AMOR DO PAI NÃO ESTÁ NELE.” ( 1 João 2.15).
Para os que tomaram o caminho da esquerda, desviaram-se para o mundo, fica um pouco mais fácil serem convencidos de que estão errados, precisam de arrependimento, voltar à casa do Pai, enfim, serem alcançados pela graça e pelo perdão do Senhor. Muitos deles chegam a reconhecer de fato que estão errados e mostram interesse em voltar para o reino da luz.
Entretanto, aqueles que são crentes, vivem nas igrejas locais, participam da mesa do Senhor, exercem até mesmo cargos de liderança e vivem desviados, para esse a situação é muito mais complicada.
Os maiores desvios e distorções das Sagradas Escrituras foram produzidos por mestres em teologia. Homens conhecedores da verdade que se desviaram dela, dando ouvidos a espíritos enganadores, passaram a pregar mensagens que contrariam os princípios do reino da luz.
Paulo escrevendo a Timóteo faz menção de dois tipos de desviados, porém crentes.
“PORQUE O AMOR DO DINHEIRO É A RAIZ DE TODA ESPÉCIE DE MALES; E NESSA COBIÇA ALGUNS SE DESVIARAM DA FÉ E SE TRANSPASSARAM A SI MESMO COM MUITAS DORES.” ( 1 Timóteo 6.10).
Homens gananciosos, cobiçosos, que pregam o evangelho por dinheiro, que fazem comércio com o