Teologia
SOMOS SERES SEXUADOSS
1.Descreva como é que se entende a sexualidade humana. Hoje em dia , muitos caminhos estão sendo trilhados pelos pesquisadores enfocando diversos aspectos da sexualidade humana. O desafio está , acima de tudo, no reconhecimento de um ser primitivo que esta oculto por detrás dessa função tão vital de nossa vida: uma sabedoria da natureza que determina onde e como nossa espécie vai prosseguir no futuro. Podemos ainda denominar a sexualidade de genérica, pois esta presente em nosso modo de ser, de sentir , de pensar, de falar e de nos relacionar, é uma energia que nos impulsiona para fora,na direção dos outros em busca de comunhão, dialogo e exprimindo afeto, respeito, amizade, entretanto desde o inicio a sexualidade é compreendida como um mistério,todavia, este mistério torna se uma presença constante ao longo de toda a história .
2.O que a lenda da Esfinge nos ensina sobre a sexualidade? Ela ressalta que a sexualidade continua interrogando os seres humanos e se constitui num dos mistérios mais fascinantes e ao mesmo tempo mais enigmáticos e que tal santuário guardado a sete chaves, se manifesta tanto mais desafiante quanto mais julgamos estar próximos desvendar seus segredos.E nesse processo integrador e característico e apesar da sua profundidade e do caráter misterioso que a envolve, podemos constatar que a sexualidade humana se configura sempre numa sociedade e numa cultura . E a lenda declara que a sexualidade não é propriedade dos seres humanos, nem dos demais seres, mas é propriedade exclusiva dos deuses, uma moradia com muitas janelas abertas para o mundo .Basta ainda dizer que a sexualidade caracteriza o homem e a mulher não somente no plano físico, como psicológico e espiritual, marcando toda a sua expressão .
3.Como entender a afirmação:O bicho ao nascer já “sabe” tudo o que precisa saber,enquanto o ser humano precisa”descobri –lo” ? O bicho ,pelo instinto, já “sabe”