Tens

515 palavras 3 páginas
1. ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) Prof. Fuad Hazime
2. DEFINIÇÃOÉ uma estimulação elétrica, simples e não-invasivautilizada principalmente para o manejo da dor.Qualquer dispositivo de estimulação que emitacorrentes elétricas através da superfície intacta da peleé uma forma de TENS.Baseia-se na aplicação de estímulos elétricos de baixaintensidade e de alta freqüência.Diminui a percepção da dor do paciente, reduzindo acondutividade e a transmissão de impulsos dolorososdas pequenas fibras de dor para o SNC.
3. CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DOS APARELHOS DE TENSFonte de voltagem - (geradorde pulsos) Eletrodos – normalmentepreto, de borracha de silicone,dependente de um geleletrocondutor. Cabos Interconectantes –Na maioria dos casos, o caboelétrico é conectado numatomada de saída comum. Emseguida, o cabo se bifurca, indoinserir-se nos dois eletrodos.
4. PRINCÍPIOS FÍSICOS Ativação seletiva de fibras nervosas Fibras nervosas de diâmetro largo (Aβ e Aα) (aferente sensorial) têm baixo limiar de ativação por estímulos elétricos quando comparadas com fibras de diâmetro pequeno (Aδ e C) (fibras nociceptivas).
5. METAS DO TENSAtivar aferentes cutâneos não nociceptivos de grandediâmetro.Desejado uma forte parestesia elétrica confortável,com mínima atividade muscular. Alta frequência/ Baixa intensidade Amplitude baixa Duração 100-200 µs Freqüência 10-200 p.p.s Padrão contínuo
6. CURVA INTENSIDADE DURAÇÃO PARA ATIVAÇÃO DAS FIBRAS
7. ATIVAÇÃO SELETIVA DE AFERENTES A-BETA
8. IMPLICAÇÕES PRÁTICASForte parestesia elétrica não dolorosa é mediada poraferentes de diâmetro largo.Parestesia elétrica levemente dolorosa é mediadapelo recrutamento de aferentes de diâmetro pequeno.Uma contração muscular forte, não dolorosaprovavelmente é o resultado de excitação dereceptores musculares.Sensação subjetiva do paciente é o meio maisfácil de avaliar o tipo de fibra que esta ativa.
9. EFEITOS BIOLÓGICOSANALGESIANão-analgésicos Antiemético Restauração do fluxo sangüíneoPoucos

Relacionados