Tenentismo no Brasil
O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar, contou com o exército de tenentes em primeiro lugar e capitães, que ocorreu no Brasil durante o período de 1920 a 1935 , período conhecido como República das Oligarquias, durante os últimos anos da República Velha. Acontece que a história do tenentismo se divide em duas, antes e depois de 1930 , os dois períodos se dividem com uma diferença essencial , antes de 1930 o tenentismo foi um movimento de rebeldia contra o governo da República , depois de 1930 , os ‘’tenentes’’ entram no governo e procuraram lhe dar um rumo que promovesse seus objetivos. O tenentismo foi o fruto da crise da República Velha .
Causas ou motivos do movimento
Carregando a bandeira da democracia, o grupo que era formado basicamente por militares de baixa patente colocava em questão as principais marcas da Política do Café com Leite. Os militares defendiam a dinamização da estrutura do poder no país, almejando que o processo eleitoral se tornasse mais democrático e permitisse o acesso de mais grupos ao poder, questionavam o voto de cabresto e eram favoráveis ao direito da mulher ao voto. Descontentes com a realidade política do Brasil, acreditavam que se fazia necessário uma reforma no ensino público, assim como a concessão da liberdade aos meios de comunicação, a restrição do Poder Executivo e a moralização dos ocupantes das cadeiras no Poder Legislativo.
Objetivos ou bandeiras de luta
Carregando a bandeira da democracia os militares defendiam a dinamização da estrutura do poder no país, almejando que o processo eleitoral se tornasse mais democrático , com a entrada do voto secreto e com a eliminação do voto de cabresto , exigiam o acesso de mais grupos ao poder para acabar com a República do Café com Leite e eram favoráveis ao direito da mulher ao voto e assim a direitos igualitários . Acreditando que seria necessária uma reforma geral no ensino