tendões
Os principais sintomas da tendinite são:
Dor localizada no tendão afetado, que piora ao toque e com o movimento;
Sensação de queimação que irradia,
Pode haver inchaço local.
Causas
A tendinite pode acontecer como um resultado de lesão, excesso de uso ou envelhecimento, uma vez que o tendão vai perdendo a elasticidade. Também pode ser vista em pessoas com doenças sistêmicas, como artrite reumatoide ou diabetes.
Doença acontece porque o tendão perde a elasticidade
A tendinite pode surgir em qualquer tendão, mas alguns locais mais frequentemente afetados.
ncluem:
Colovelo
Calcanhar(tendinite de Aquiles)
Ombro
Pulso
Exames
O médico realizará um exame físico e buscará sinais de dor e sensibilidade quando o músculo ligado ao tendão é usado contra resistência. Existem testes específicos para cada tipo de tendão.
O tendão pode ficar inflamado e a pele que o reveste pode ficar aquecida e avermelhada.
Tendinite é o nome comumente utilizado para a inflamação do tendão e de sua bainha. Os sinais e sintomas são os mesmos vistos nos processos inflamatórios (dor, calor, vermelhidão e inchaço), podendo evoluir para microlesões, macrolesões e ruptura completa do tendão.
O tendão é uma estrutura branca, brilhante, de grande resistência a cargas e que liga o músculo ao osso. Ele transmite a energia e força gerada no músculo até o osso. O conjunto músculo-tendão-osso mais a energia gerada no músculo é que nos faz movimentar as articulações e portanto nos locomovermos.
Essa inflamação conhecida pelo nome de tendinite pode ter duas causas, que são:
1. Mecânica – esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga. (Algumas pessoas – Como halterofilistas e amadores que se exibem nas ruas, puxando vários carros – podem suportar trações de até 300 kg. Mas as pessoas comuns, que não são treinadas para carregar peso, podem sofrer lesões diante de um movimento errado ou de uma carga de apenas 10kg de peso).
2. Química – A