Tenacidade
Para situações onde o processo é estático a tenacidade pode ser avaliada a partir dos resultados de um ensaio tração-deformação em tração. Ela representa a área sob a curva obtida até o ponto de fratura. As unidades para a tenacidade são as mesmas do que para as da resiliesencia (energia por unidade de volume do material). Para um material apresentar características tenazes, ele deve apresentar tanto resistência quanto ductilidade, e freqüentemente materiais dúcteis são mais tenazes do que materiais frágeis (como demonstrado nas áreas representadas pela figura 1). Assim sendo, embora os materiais frágeis tenham maior limite de escoamento e maior limite de resistência a tração, ele possui menor tenacidade do que o material dúctil, em virtude da sua falta de ductilidade.
Esta propriedade é desejável para peças sujeitas a choque e impactos como engrenagens, correntes, etc.
A figura 1 mostra diagramas típicos para um aço de alto teor de carbono (para molas, por exemplo) e um de médio/baixo teor (para estruturas por exemplo.
O aço ferramenta representa uma parte importante do segmento de aços especiais. Eles é empregado na fabricação de matrizes, moldes, ferramentas de corte, ferramentas para a conformação de chapas, etc.
Este tipo de aço se caracteriza por elevada dureza e resistência a abrasão. Tem boa tenacidade e mantém as propriedades de resistência mecânica mesmo sob elevadas temperaturas, porem é um