Tempos e movimentos
HISTÓRIA
Frederick Winslow Taylor nasceu de uma família tradicional, na cidade de Philadeophia, Estados Unidos, e formou-se engenheiro. Desde estudante foi obcecado pela melhoria da eficácia em qualquer atividade em que se envolvia. Seu lema sempre foi “desenvolvimento de cada homem no sentido de alcançar a maior eficiência e prosperidade. Não só a prosperidade da empresa mas também do operário”.
Sua intenção era dar à prática administrativa um tratamento científico, por meio de observações, da experimentação e da reflexão.
Em seus primeiro estudos Taylor percebeu que no campo da administração os dois fatores mais notáveis eram a grande desigualdade ou falta de uniformidade, mesmo nos lugares mais bem administrados, e de vários elementos que constituem a administração percebeu também a falta de relação entre aparente uma boa administração e o pagamento de dividendo.
Taylor teve três fases em suas ações em administração: a primeira em que se procurava eliminar os desperdícios e melhorar a qualidade dos produtos, por meio da diminuição dos métodos empíricos utilizados nos sistemas de produção da época. Na segunda fase, juntamente com Henry Laurence, Frank Buncker e Lillian Gilbreth procurou-se divulgar os princípios básicos de supervisão, sempre voltado para a área industrial, onde o trabalhador deveria ser selecionado de acordo com suas habilidades pessoais para o desempenho da tarefa e o montante de produção deveria ser estabelecido conforme padrões específicos, em função do tempo e movimento necessários para executar cada tarefa,além do que, para obter maior produtividade, notou-se que o empregado deveria ser recompensado e que, dividindo as tarefas os operários teriam maior produtividade e menos esforço.
Na sua terceira fase contou com a ajuda de Harrington Emerson,(fig.1) desenvolveu estudos procurando eliminar o desperdício, inclusive foi o iniciador do principio da linha – Staff, composto