Tempos e Movimentos
Definição e finalidades do estudo de tempos e movimentos
Definição do estudo de movimentos e tempos:
Estudo de tempos e movimentos tem como objetivo diminuir o custo padronizando os métodos de trabalho com operários qualificados que trabalhem em um ritmo normal em um método preferido.
Desenvolvimento do método preferido:
Analise do planejamento do processo de produção desde a entrada da matéria prima até a saída do produto. Esse processo utiliza o sistema geral de problema-solução podendo ser definido com a forma que será aplicada o método, com relatórios gerais, com objetivos e metas para obtenção de fatos, com restrições e especificações do problema, tentando eliminar as maneiras que não são viáveis para a solução, com a escolha de uma solução que forneça um menor custo e permitindo melhor qualidade. Após avaliadas são aplicadas em forma de relatório, apresentações verbais e manipulações de dados.
Padronizar a operação:
Após a obtenção do melhor método, ele deve ser padronizado, com especificações detalhadas para execução da tarefa tomando como exemplo a forma e qualidade da matéria prima, tipos de ferramentas e formas de trabalho.
Determinar o tempo-padrão:
Estabelecer metas de tempo através do gasto por uma pessoa qualificada e treinada para realizar certa tarefa. Analisando o tempo-padrão é possível controlar os custos dando base para incentivos salariais. O método mais comum de analisar essas metas é cronometrando a operação, avaliada pelo observador, e ajustando com tolerâncias adicionais para as necessidades humanas é estabelecido o tempo-padrão.
Treinar o operador:
É necessário treinar o operador para executar a operação de maneira pré-estabelecida pelas normas da empresa, treinados pelos responsáveis pela operação.
Hoje o método é voltado para a mão de obra e melhor implantação do capital quanto maior o salário maior a mão de obra, e se o capital não for usado de forma correta terá um gasto muito grande e muitas vezes um