Tempos E Metodos 2
Engenharia de métodos: atividade dedicada à melhoria e desenvolvimento de equipamentos de conformação e processos de produção para suportar a fabricação. Preocupa-se em estabelecer o método de trabalho mais eficiente, ou seja, procura otimizar o local de trabalho com relação a ajuste de máquinas, manuseio e movimentação de materiais, leiaute, ferramentas e dispositivos específicos, medição de tempos e racionalização de movimentos. Também é chamada de engenharia industrial, engenharia de processo ou engenharia de manufatura.
Processo de duas mãos: também conhecido como diagrama SIMO (movimentos simultâneos) é uma técnica utilizada para estudos de fluxos de produção que envolve montagem ou desmontagem de componentes. Para a elaboração do diagrama de duas mãos, é preciso:
Apresentar o produto final e seus componentes;
Elaborar leiaute dos componentes que serão montados dentro da área normal de montagem;
Definir a seqüência de movimentos em que deve ser efetuada a montagem; registrar, em forma de documento, o método que será utilizado como padrão de referência; padronizar o processo.
A seqüência de movimentos é feita obedecendo a maior economia de movimentos possível. Por meio desta técnica, pode-se otimizar a seqüência de trabalho e minimizar os tempos envolvidos, objetivando um aumento de produtividade.
Fluxograma: em geral é uma ferramenta de representação gráfica do trabalho realizado em empresas, é a sequência normal de qualquer trabalho na organização. São usados símbolos que geralmente tem pouca variação. Os símbolos utilizados colocam em evidência a origem, processamento e o destino da informação e tem por objetivo facilitar a visualização do processo e identificar atividades críticas.
Fonte: Barnes(1977)
Mapofluxograma: O Mapofluxograma tem por característica ser feito sobre a planta de onde são realizados os processos produtivos. Fornece uma visão geral de todo o processo, tem como vantagem a