Tempos Modernos de Charlie Chaplin x Administração
Filme lançado em 1936, onde faz uma crítica a indústria e a iniciativaprivada de sua época.Nele podemos observar várias cenas que retratam alguns dosprincípios básicos da Administração Cientifica de Frederick Taylor.
“Desenvolver uma ciência para o trabalho, para substituir o métodoempírico. O estudo sistemático e cientifico do tempo, criado por Taylor, consistia em dividir cada tarefa em seus elementos básicos,que eram estudados e cronometrados. Em seguida, eram definidostempos-padrão para os elementos básicos.”
No filme, Charlie Chaplin enfatiza as disfunções de tal princípio, ondedemonstrava o desgaste físico e emocional dos operários, provocados pelapadronização das tarefas e a longa jornada de trabalho, que começava porvolta das 06 horas da manhã e terminava no final da tarde, aproveitandoassim o máximo possível da mão-de-obra.Podemos ver a divisão de tarefas, onde o operário era instruído afazer o mesmo trabalho por longo período, como por exemplo, opersonagem de Carlitos apertando parafusos numa linha de montagem; ainovação tecnológica, onde os empresários buscavam meios de aumentar aprodução com o mínino de custo possível.Depois de causar certas confusões na fábrica, Carlitos é preso, ondese depara com comida, segurança e abrigo, coisa que naquela época nãoera tão fácil assim, pois para tanto, o trabalhador precisa aceitar ascondições de trabalho, aceitar ser tratado como uma simples máquina. Aosair da prisão, ele se deparou com o trabalho paralisado por motivo degreve. Começa então a procurar novo emprego, ao conseguir, era demitidopor não exercer corretamente a função para qual foi escolhido. Refletindoassim uma grande crítica ao sistema de seleção de trabalhadores, onde nãoera necessário ter experiência ou aptidão na função, sem mão de obraespecializada.