Tempos modernos -charles chaplin questoes
1)A quem e/ou quem é feita a crítica a partir da cena do operário(representado por Chaplin)no meio da (Grande)engrenagem?
A crítica é feita ao modo de produção capitalista vigente na época. Da forma como este sistema, aliado ao método de produção taylorista,desumaniza o trabalho dos operários.
Na cena, o forte homem que comanda as máquinas aumenta o velocidade do processo de produção. Representando que os trabalhadores não ditam mais o seu ritmo de trabalho mas sim o “forte” capital.
2)Aponte outras cenas em que a crítica é feita e a quem ou a quê ela é endereçada?
Cena da máquina alimentadora: Nesta cena vemos uma crítica a obcessão quase doentia dos tayloristas\fordistas em otimizar o tempo de trabalho.Na cena buscam eliminar até o natural hábito do descanso para a alimentação visando maior produtividade.
Cena do operário surtado:Representa uma crítica ao método desumano do sistema de produção em série em que o funcionário é visto como uma máquina que deve realizar seu trabalho da forma mais rápida possível independente do que isto lhe custar.
Na cena o trabalhador fica tão obcecado com sua função de apertar porcas,pois não teve oportunidade de descansar o suficiente(até sua ida ao banheiro foi controlada), que começa a exercer sua função em tudo que se assemelhe às porcas.
3)Quais situações ilustram um controle mais rígido do trabalho por parte do ‘’capital’’?
Uma situação muito marcante é quando o chefe ordena que as máquinas tenham sua potência aumentada,ilustra perfeitamente como o trabalho não é mais determinado pelo trabalhador e sim pelo capital.
4)A que momento histórico da organização da produção e do trabalho o filme se remete? Quais as principais características dessa organização?
O filme remete ao sistema de produção taylorista.
As características marcantes do taylorismo são:
-Expropriação das técnicas de produção pelo capital, que antes pertencia ao trabalhador.