Tempos Modernos 10
Conforme podemos constatar, que o filme nos mostra a implantação dos sistemas de esteiras móveis nas fabricas, onde os funcionários tinham que aumenta cada vez mais sua produtividade nas indústrias e assim eram cada vez mais explorados, pois não tinham seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem cada vez mais.
Com o excesso de trabalho repetitivo os trabalhadores ficavam cansados e neuróticos, pois não usavam sua criatividade e faziam apenas o mesmo trabalho, como o trabalhador representado por Charles Chaplin, que apertava parafusos, e de tanto fazer esse trabalho acaba contraindo uma obsessão, que o faz aperta tudo como se fosse um parafuso.
Devido á insatisfação dos operários, surgem os primeiros movimentos grevistas que reivindicam melhores condições de salário e trabalho. Esses movimentos grevistas foram reprimidos pelos patrões que tinham receio de perde o controle sobre seus funcionários e perda de produção, com isso os patrões acionavam as autoridades que usavam de força para o esvaziamento desses movimentos para que os funcionários voltassem logo ao trabalho.
Apesar de todas as lutas a classe operária ainda sonha com condições melhores de trabalho e salário, uma participação mais ativa na sociedade, só que na maioria das vezes esses sonhos não se tornam realidade porque a precária condição econômica e social