Temperatura
TÉCNICO EM QUÍMICA – 4° MÓDULO
TRABALHO DE OUPI – II
MEDIDORES DE TEMPERATURA
AMANDA KELLY FERREIRA PINTO
AMANDA OLIVEIRA DINELLI
ANA LUIZA PICOLLI SIQUEIRA
ANDRÉ ARCOLINI
JACAREÍ
2013
1. TEMPERATURA
A temperatura é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando o seu estado térmico.
É uma importante grandeza a ser medida em muitos processos, pois é um fator limite para muitas operações. Pode-se pensar em temperatura como sendo o potencial que causa o fluxo de calor de um ponto de mais alta temperatura para um ponto de mais baixa temperatura.
A medição correta de temperatura é complexa, por ser facilmente influenciada por fatores externos aos dispositivos de medida ou pela inércia térmica inerente ao sistema.
2. HISTÓRIA
Os registros históricos existentes situam a primeira tentativa de estabelecer uma “escala de temperaturas” entre os anos 130 e 200 d.C., altura em que Galeno, médico grego cujos ensinamentos constituíram a base da prática clínica até ao século XVII, terá sugerido que as sensações de “quente” e “frio” fossem medidas com base numa escala com quatro divisões numeradas acima e abaixo de um ponto neutro; para tal escala termométrica, atribuiu a temperatura de “4 graus de calor” à água a ferver, a temperatura de “4 graus de frio” ao gelo e a temperatura “neutra” à mistura de quantidades iguais daquelas duas substâncias.
Galileo Galilei é geralmente tido como o inventor do primeiro termômetro, em 1592, suspendendo sobre um reservatório aberto, cheio de álcool colorido, um tubo estreito de vidro oco, no cimo do qual colocou uma esfera de vidro, também oca.
Quando aquecido, o ar dentro da esfera expandia-se e borbulhava através álcool. Arrefecendo, o líquido penetrava no interiordo tubo. As flutuações da temperatura da esfera podiam assim ser observadas, anotando a posição do líquido dentro do tubo. Mais tarde seu colega Sanctorius Sanctorius