Tema de monografia
TEMA: Execução de estaca raiz Microestaca: alta produtividade, ausência de vibração, possibilidade de atravessar qualquer tipo de terreno inclusive rocha, matacão, concreto armado e alvenaria. .
INTRODUÇÃO: É uma estaca concretada “in-loco”, considerada de pequeno diâmetro, pois o mesmo varia entre 100 mm e 410 mm, tendo elevada capacidade de carga baseada essencialmente na resistência por atrito lateral do terreno atravessado, seu diâmetro e comprimento.
OBJETIVO: O objetivo desta monografia é discutir a metodologia executiva com estudo de caso, as dificuldades, soluções, cronograma e custo para execução de estaca raiz.
RELEVÂNCIA: A proposta de discussão de estaca raiz está ligado ao fato de que pode ser utilizada em qualquer tipo de terreno; atravessar vários tipos de obstáculos e ter diferentes inclinações.
JUSTIFICATIVA: As estacas raiz foram empregadas inicialmente no reforço de fundações e ao longo dos anos, com o aprimoramento de novas técnicas de perfuração e ampliação de novos conceitos e parâmetros da mecânica dos solos, seu uso disseminou-se permitindo resolver diversos problemas na área de fundações, de contenção de taludes ou escavações, de consolidação de terrenos e outros.
METODOLOGIA: Para compor este documento serão utilizados dados obtidos ao decorrer da obra desenvolvidos para controle e acompanhamento dos avanços da obra, pesquisas de campo, documentos e artigos que envolvam estaca raiz.
BIBLIOGRAFIA: Arquivos, textos, artigos de abordagem familiar ou complementar ao assunto proposto para essa monografia ainda não definidos pelo autor da mesma.
CRONOGRAMA:
28/02 – Entrega resumo básico
7/03 – Entrega do tema escolhido
14/03 – Início de estudos bibliográficos
21/03 – Distribuição dos dados coletados
28/03 – Revisão de dados inclusos
4/04 – Montagem de apresentação em PPT com vídeo ilustrativo.
11/04 – Início da elaboração do resumo