Telemedicina e Telecuidados
Sapientia Ars Vivendi
10 ANOS DE EMPENHO E DEDICAÇÃO
PROJETO INFORMÁTICA DE GESTÃO
Título: Telemedicina e Telecuidados – PRJ 1213 01
Orientador: João Dias
Introdução: Telemedicina (TM) pode definir-se como “utilização da informática e das Telecomunicações aplicadas às três tarefas tradicionalmente executadas por médicos e outros profissionais de saúde: assistência clínica, ensino e investigação biomédica”. É uma tecnologia cada vez mais utilizada dadas as potencialidades que abre, o que justifica a intensa investigação que se tem vindo a verificar na área.
Permite aproximar profissionais e utentes, de uma maneira nunca pensada anteriormente. É uma tecnologia disponível em muitos hospitais públicos, existindo também diversas empresas privadas a actuar no campo. Todas as instituições de ensino superior com oferta de cursos na área das tecnologias da saúde oferecem a disciplina de TM. Finalmente, é uma tecnologia multidisciplinar, pois a par dos necessários conhecimentos médicos integra conhecimentos de informática, quer a nível de software (redes, bases de dados, processamento de imagem, …) quer a nível de hardware (câmaras vídeo, sondas, …), para além de aspectos sociais e legais, etc.
Objetivos: Participar num projecto de um sistema de Telemedicina/Telecuidados a desenvolver na Universidade do Mindelo e na Universidade de Beira Interior, em termos de:
Interacção com o hardware (já em desenvolvimento na UBI) de captação de dados fisiológicos, nomeadamente pressão arterial, ECG (electrocardiograma) e temperatura; Definição da estrutura da base de dados para recolha dos dados fisiológicos recolhidos; Escolha da tecnologia e definição de um protocolo para envio dos dados para um sistema de base de dados central, usando tecnologias sem fios, como:
- Bluetooth
- NFC (Near Field Communications)
- Zigbee
- SMS
- Internet
Armazenamento, consulta e apresentação dos dados recolhidos ao