Telecomunicações no brasil
Diamantino Fernandes Trindade
Professor de História da Ciência e Divulgação Científica do CEFET-SP Professor de História da Ciência do Instituto Superior de Educação Oswaldo Cruz Doutorando em Educação – PUCSP
Laís dos Santos Pinto Trindade
Professora de Metodologia das Ciências das Faculdades Integradas de Boituva Mestre em Educação – UNICID
O objetivo deste artigo é mostrar o desenvolvimento das telecomunicações no Brasil, a criatividade técnica, científica e empresarial de alguns brasileiros do setor e as políticas governamentais que nortearam o processo de implantação do telégrafo, do telefone, do rádio e da televisão desde o Segundo Império até a instalação da televisão em cores na década de 1970. Palavras-chave: telecomunicações, ciência, tecnologia. The article has been writen in order to show the Brazilian telecomunications development; the scientific, technical and business creativity of Brazilians who work on this field and the governamental policies that led the telegraph, telephone, radio and TV implementation process in the 2nd Empire to the color TV in the 70’s. Key-words: telecomunications, science, technology.
1. INTRODUÇÃO Quem não se comunica se trumbica! Chacrinha Assistir a partida final da Copa do Mundo de futebol no Japão, fazer uma ligação telefônica internacional, conversar com a namorada pelo celular, ouvir um programa de Rock em FM, enviar um e-mail pela Internet, são situações que fazem parte do cotidiano dos seres humanos do planeta. Para podermos usufruir tais comodidades do mundo atual, um longo caminho foi percorrido nos últimos cento e cinqüenta anos. Muitas pesquisas e desafios técnicos e financeiros foram vivenciados por cientistas e inventores para chegar ao estágio atual das telecomunicações que se tornaram um imperativo da modernidade, um fator essencial para a integração comercial e cultural mundial.
1
2. A ENERGIA ELÉTRICA, O TELÉGRAFO E