TeD TCC Primeira Parte
ALINE DE SOUZA SOARES
EMILY DE OLIVEIRA FERREIRA
MIRIAM KATHERINE M. GOMEZ
RAFFAEL SANGERMANO
SAMILLY SANTOS AREIA
STEPHANY ALVES LEONARDO
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
ITAQUAQUECETUBA
2015
1-INTRODUÇÃO
O treinamento e desenvolvimento faz parte da área de Recursos Humanos, e em muitas empresas ele ainda é desconhecido, ou mesmo não utilizado pelas mesmas. No entanto, isso acaba gerando prejuízo a essas empresas, que não conseguem atingir seus objetivos e metas, por não terem funcionários bem capacitados para desenvolverem as tarefas que lhe são propostas na organização.
A diferença entre treinamento e desenvolvimento, é que treinar, prepara o candidato para o cargo, e acontece em curto prazo. Já o desenvolvimento, é a preparação para a carreira do funcionário, a médio e longo prazo.
Um tema que sempre foi presente na sociedade, vem desde a pré- história, quando os seres humanos já treinavam as suas habilidades. E no decorrer dos anos, observa-se a real dificuldade de se administrar pessoas. Assim, o homem começa a compreender, a verdadeira importância de se treinar e desenvolver profissionais para o mercado de trabalho, de acordo com o perfil de cada um, do cargo, e da empresa em si.
O treinamento é um processo cíclico, onde busca continuamente repassar ou reciclar conhecimentos, atitudes e habilidades diretamente de tarefas ou otimização do trabalho, para desenvolver qualidades nos recursos humanos, habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para alcance dos objetivos organizacionais.
Se bem aplicado, ele é uma ferramenta que contribui grandemente para a melhoria e qualidade dos serviços prestados, satisfazendo assim as expectativas de todas as partes interessadas, colaboradores, organização, além de atuais e futuros clientes.
Atualmente, as pessoas são o elemento diferencial para as empresas, o que gera a competitividade. Chiavenato (2009) afirma “desenvolva as pessoas