tecnologo
No século XX, ocorreu a conquista dos direitos sociais em nosso país, até então, o governo não tinha preocupação com a assistência social do trabalhador. Antes desta conquista, os trabalhadores se organizavam em associações que tinham o objetivo de oferecer a eles alguma segurança social. A ajuda vinha de irmandades e sindicados que os amparavam, havia muitos trabalhadores carentes de proteção social. Eles eram receosos com os riscos que corriam nas atividades prestadas. Estas associações e sindicatos ofereciam ajuda como: auxílios de médicos, farmacêuticos e atendimento jurídico, ali conseguiam pensões, auxílio doença e até mesmo pensão para família quando ocorrida a morte do patriarca. As associações faziam o papel do governo através de suas práticas.
Com grande pressão no final do século XIX e início do XX, as associações e sindicados começaram a cobrar com intensidade que o governo federal assumisse o papel de dar assistência a todos os trabalhadores. Os sindicatos apresentaram exemplos e influenciaram os governistas na elaboração de uma política social. A primeira conquista da lei social foi implantada pelo governo brasileiro em 1919, porém esta lei não abraçou toda a classe trabalhadora, somente foi beneficiada uma parcela bem específica.
Ao longo século XX, o governo ampliou sua política social e passou a garantir condições mínimas de sobrevivência do trabalhador.
A atual seguridade social existente é fruto de várias formulações de leis, hoje ela visa a assistência do cidadão em situações de velhice, doença e desemprego.
Seguridade Social é uma obrigação do governo federal, e o técnico de segurança do trabalho precisa entender como esta funciona, para melhor orientar a organização.
Todos nós já ouvimos falar no auxílio doença e muitos até já sabem como obter este benefício, mas os convido a um entendimento maior sobre o assunto. Com a internet, nossa