Tecnologo
1.1 - O que é Logística?
A logística teve suas origens nas organizações militares. A palavra como a utilizamos hoje tem suas raízes na França, proveniente do verbo “loger” (alojar). Também tem origem grega “LOGISTIKOS”, e do latim “LOGISTICUS”, ambos significando cálculo e raciocínio no sentido matemático.
Podemos dizer que a logística trata do planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços.
1.2 - História da logística
O desenvolvimento da logística está intimamente ligado ao progresso das atividades militares e das necessidades resultantes das guerras. Alexandre foi o primeiro a empregar uma equipe especialmente treinada de engenheiros e contramestres, além da cavalaria e infantaria. Esses engenheiros tiveram um papel fundamental para o estrondoso sucesso de Alexandre o Grande, pois tinham a missão de estudar como reduzir a resistência das cidades que seriam atacadas. Os contramestres, por sua vez, operacionalizavam o melhor sistema logístico existente naquela época. Eles seguiam à frente dos exércitos com a missão de adquirir todos os suprimentos necessários e de montar armazéns avançados no trajeto. Aqueles que cooperavam eram poupados e posteriormente recompensados; aqueles que resistiam, eram assassinados. O exército de Alexandre o Grande consumia diariamente algo em torno de 100 toneladas de alimentos e 300.000 litros de água. Dessa forma, Alexandre o Grande criou o exercito mas rápido da época.
Em 218 a.C., o general Aníbal inovou durante a Segunda Guerra Púnica entre Cartago e Roma, utilizando elefantes para o transporte de 60.000 homens e suprimentos na travessia dos Pirineus em direção à Itália.
Apesar de todos os avanços conquistados pelos exércitos da antiguidade, apenas no século 17 a logística passou a ser utilizada dentro dos modernos princípios militares que conhecemos hoje.
Na 2º metade do século 17 um conselheiro do