Projeto ler imagem
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
TÍTULO
Márcia Daniela Belchior
BELO HORIZONTE
SETEMBRO/2010
Márcia Daniela Belchior
PROJETO LER A IMAGEM:
CONTRADIÇÕES E DIFERENÇAS SÓCIO-CULTURAIS
ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
Trabalho apresentado para disciplina de Políticas em Educação e Saúde no curso de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva. Disciplina ministrada pelo professor Mauro Giffoni de Carvalho.
BELO HORIZONTE
MAIO/2009
O filme "Entre os Muros da Escola", baseado no livro de François Bégaudeau com esse mesmo título, relata as experiências de um professor de literatura, representado pelo próprio François, em uma escola de ensino médio na periferia de Paris.
Sob direção de Laurent Cantet, o drama, que levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes (2008), inicia com a única e breve cena fora da escola quando o professor, François, chega para o início de um novo período letivo. A história é um corte na linha do tempo, não segue uma estrutura narrativa de início meio e fim, mas mostra-nos como funciona a realidade dentro de uma escola da periferia parisiense, focando principalmente a sala de aula.
François é um professor de literatura francesa que, cheio de boas intenções, esforça-se verdadeiramente para levar seus alunos a aprenderem. Nesse percurso, depara-se com inúmeras dificuldades. Sua classe é extremamente heterogênea com adolescentes de diferentes origens sociais, culturas e com comportamentos extremamente diversificados e, muitas vezes, difíceis de lidar.
“Entre os Muros da Escola” foge do estereótipo dos filmes “hollywoodianos” em que o professor é um grande herói, aquele que vive em função de um ideal (ensinar) e não se cansa em sua jornada para tornar-se o professor “perfeito” que vai motivar seus alunos resgatando-os do mundo da ignorância e direcionando-os ao caminho do sucesso. Ao contrário, François é um professor do